sábado, 26 de outubro de 2013

Impacto e legado



Após a sua estreia em 2007, o Girls' Generation tornou-se um ícone na música sul-coreana, com vários críticos musicais observando o grupo como sendo uma figura representativa da cultura da Coreia do Sul. Ao grupo é creditado por desempenhar um importante papel no Hallyu, a "onda coreana",e tem sido comparado ao cantor de K-pop Seo Taiji, devido as suas contribuições para a cultura coreana.

Sua imensa popularidade levou o grupo a ganhar os títulos de "Cantoras da Nação" (coreano: 국민 가수) e "Girl Group Nacional" Após a dissolução dos primeiros girl groups sul-coreanos S.E.S. e Fin.K.L em 2002, a indústria musical coreana experimentou um influxo de grupos de ídolos masculinos, como TVXQ e Super Junior, porém após a estreia do grupo com canções como "Into the New World" e "Kissing You", elas contribuíram com a volta das atenções para os grupos femininos.

Em 2011, o grupo foi escolhido por Tyler Brûlé como a sétima figura da cultura coreana mais reconhecível, sendo as únicas artistas musicais a fazer da lista.A moda das garotas do Girls' Generation tem sido descrita como "elegante" e "madura", tornando-se muito popular entre as mulheres jovens em toda a Ásia, o que faz delas "ícones da moda". Em muitos livros didáticos japoneses, o grupo é colocado como a principal referência na seção de K-pop.

O grupo ganhou popularidade significativa no início de 2009 com o lançamento de "Gee", um single que foi nomeado como 'Canção da Década' e quebrou o recorde no Music Bank da KBS, permanecendo em primeiro lugar por nove semanas consecutivas. O single é considerado como uma das primeiras canções de K-pop a ganhar atenção internacional, sendo que alunos da Universidade Harvard nos Estados Unidos, destacaram a canção como parte de seu estudo sobre a cultura coreana, incluindo apresentações da famosa coreografia da canção.

Sua popularidade também se traduziu em sucesso econômico. Elas são consideradas como as anunciantes mais procuradas na Coreia do Sul.Os profissionais do marketing destacam o grupo como o modelo com a maior influência sobre os consumidores, atribuindo a atenção positiva do grupo perante o público aos seus vocais, visual e senso de moda.

Em 2011, o grupo conseguiu $57 milhões com seus lançamentos japoneses. E mais $88,56 milhões de dólares na Coreia do Sul. Em setembro de 2010, a revista de negócios japonesa Nikkei Business afirmou que a expansão e sucesso internacional do grupo era equivalente à Samsung. Sua popularidade na Coreia levou o grupo a ser destacado entre as pessoas mais poderosas e influentes do país. O Jornal Sisa nomeou o grupo como os artistas mais influentes dos anos 2011 e 2012, tornando-se o primeiro grupo de ídolos feminino na história a fazer da lista.

O Asia Today da BBC colocou o grupo em 44º lugar na lista das 50 personalidades coreanas mais poderosas em 2011, sendo os únicos artistas a fazer parte da lista. A Forbes também revelou que o grupo foram os artistas mais poderosos da Coreia do Sul no ano de 2011.

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